Olá meus lindos. 😀
Que tal aprender um pouco sobre dados variáveis no Indesign? Dados variáveis são uma maneira prática e rápida de trabalhar com arquivos de catálogos e ofertas agilizando o processo de diagramação.
Vamos lá então?
Preparando a planilha.
1 – Em um Editor de Planilhas como o Excel ou o Numbers no Mac, crie uma planilha onde a primeira linha de informações, seja o nome das seções e alimente a planilha com as informações, bem como com o nome dos arquivos das imagens que serão utilizadas.
2 – Muita atenção ao título da coluna da imagens, para que o indesign reconheça que ao invés de escrever MOTOG4.PNG ele deve inserir a imagem que estamos pedido, o nome da coluna deve começar com @ como no exemplo. Assim o indesign saberá que deverá importar um arquivo e não escrever o texto que está na célula.
OBS.: O Excel inicialmente não deixará você colocar @ no início do nome de uma coluna. Você deve formatar a célula e atribuir a ela a propriedade de texto. Ai ele irá permitir que uma célula tenha uma informação iniciando com @.
3 – Agora você deve salvar este arquivo em TXT (SEPARADO POR TABULAÇÃO) Caso você estiver trabalhando no Excel. (não tem segredo, é só dar OK nos aviso e depois fechar o documento.
No Numbers do MAC: Para aqueles que trabalham com o Numbersé mais trabalhoso um pouco. É necessário selecionar todas as células, e copiar para dentro no Editor de Textos (não no pages) do MacOS, No editor de texto, no menu FORMATAR, escolha texto simples. Depois salve o arquivo em txt, com a codificação Unicode (UTF-16).
IMPORTANTE: Salve as imagens, o arquivo de texto e o arquivo do indesign na mesma pasta. Se você salvar as imagens em pastas diferentes, na célula que tem o nome do arquivo da imagem, deverá conter não apenas o nome, mas o caminho completo da imagem no sistema. EX.: C:\indesign\catalogo\imagens\motog4.png
Preparando o arquivo do Indesign
1 – Crie um documento novo, de apenas uma página, no tamanho que você deseja. E com a quantidade de colunas que você deseja ter de produtos. Neste exemplo farei um material pequeno, com apenas 4 produtos por página. Lembre-se de deixar uma marge maior no topo, para você criar um cabeçalho e também se desejar uma margem maior na base, caso deseja criar um rodapé na sua arte.
2 – Crie o Cabeçalho e o rodapé dentro das páginas mestres (não dentro das paginas de layout).
VÁ PARA A PÁGINA 2 PARA VER COMO TRABALHAR COM O PAINEL DE MESCLAGEM.