Salve galera cafeinada!
Vamos falar um pouco sobre Profundidade de Cor…
É algo que muitas pessoas tem dúvida e me perguntam o tempo todo. Qual a diferença de trabalhar uma imagem em 8, 16 ou 32 bits e quando devo usar cada um deles.
Pois então vou tentar tirar essa dúvida de vocês agora.
Quando criamos um arquivo novo no Photoshop, sempre aparece a opção de selecionar a profundidade de cor do arquivo. E em geral muitos trabalham em 8 bits. Vamos entender o porquê e quando devemos utilizar outras profundidades.

O que é 1 bit?
Um bit é a menor informação digital, o famoso 0 (zero) e 1(um), uma informação existe ou não. ou Seja existe apenas duas possibilidades.
Quando estamos no Photoshop e selecionamos o Modo de Cor BITMAP, a única profundidade de cor disponível é 1 bit.

O que isso significa, significa que para cada pixels da imagem somente pode existir no arquivo, duas opções de cor. Branco e Preto, ou seja 0 (zero) e 1(um). Ou é preto ou é branco. Dificilmente você cria uma arte neste modo de cor. Mas quem trabalha com separação de cores de embalagens, estamparia acaba tendo que converter muito sua imagens para esse padrão para gerar manualmente suas matrizes (mas isso é um papo para outro post).
Uma imagem com 8 bits na sua totalidade.
Um arquivo GIF por exemplo é uma imagem que possui no máximo 8 bits. Poderiamos dizer que zero seria: 00000000 (Uma sequencia de 8 zeros) e preto seria: 11111111 (Uma sequencia de 8 numeros 1).
Quantas possibilidades existem nessa sequencia sendo que qualquer um dos valores pode assumir 0 ou 1? Te respondo 256.
O Cálculo é simples, 2 (que são as possibilidades de cada digito) elevado a oitava potência. ou Seja. 2*2*2*2*2*2*2*2=256
Por isso um arquivo GIF possui no máximo 256 cores totais
para cada pixels da imagem , e quando abrimos um arquivo GIF só podemos utilizar as cores que já existem dentro dele, se tornando impossível utilizar qualquer cor que não exista na imagem. Chamamos isso de cores indexadas.
8 bits por Canal
Quando criamos uma imagem em tons de cinza (grayscale) e selecionamos 8 bits de profundidade de cor (ou neste caso de iluminação por se tratar de uma imagem em tons de cinza).
Arquivo em tons de cinza, possui apenas 1 canal, ou Cinza/Preto ou seja somente a cor preta, branca e a escala de cinzas
Significa que em um degradê do Preto para o Branco existirão 256 tons, o preto, o branco e 254 tons de cinza. Como explicado no tópico anterior, seria 2*2*2*2*2*2*2*2=256.

Agora quando falamos em um Arquivo em RGB, o arquivo RGB possuí 3 canais, RED/VERMELHO, GREEN/VERDE e BLUE/AZUL.
Cada um desses canais possui um potencial de 256 tons ou seja cada um tem 8 bits. Então 8 bits multiplicado por 3 (por serem 3 canais), nossa imagem tem 24 bits totais. Se fizermos 2 elevado a potência 24. ou seja: 2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2 = 16.777.216 tons ou seja pouco mais de 16,7 milhões de cores possíveis neste arquivo. É a quantidade de cores suportadas pelos arquivos JPG e PNG por exemplo.
É a quantidade de cores que são exibidas na maioria dos monitores, televisores e aparelhos celulares.
Por isso que utilizamos o PNG-24 para redes sociais, pois ele tem 24 bits de profundidade de cor total.
Ou seja sempre que trabalhamos com imagens JPG na composição, não existe necessidade de fazermos a arte em outra profundidade que não seja 8 bits. pois essa é a quantidade de informação que o arquivo possui.
Aumentar isso no photoshop não melhora em nada a sua imagem, apenas deixa o arquivo mais pesado.
Salvo quando vamos criar algo dentro do documento, mas veremos isso mais para frente.
16 bits por canal
Quando criamos uma imagem em tons de cinza (grayscale) e selecionamos 16 bits de profundidade de cor (ou neste caso de iluminação por se tratar de uma imagem em tons de cinza).
Significa que em um degradê em tons de cinza de 16 bits do Preto para o Branco existirão 65.536 tons, o preto, o branco e 65.534 tons de cinza. Como explicado no tópico anterior, seria 2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2 = 65.536 em uma imagem sem transparência (Pois a transparência é uma canal extra de 1 bit).
No caso do Photoshop um arquivo em 16 bits terá na verdade 15 bits de cor ou seja 32.768 possibilidades de tons no canal + o mesmo tanto de possibilidades de graduações de transparência.

Agora quando trabalhamos em RGB, e sabendo que cada um desses canais possui um potencial de 65.536 tons ou seja cada um tem 16 bits. Então 16 bits multiplicado por 3 (por serem 3 canais), nossa imagem tem 48 bits totais. Se fizermos 2 elevado a potência 24. ou seja: 2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*
2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2 = 281.474.976.710.656 tons ou seja pouco mais de 281 trilhões de cores possíveis neste arquivo. Ou seja um aumento gigantesco na quantidade de cores possíveis neste arquivo. Já não será mais possível salvar em JPG ou PNG, pois estes formatos não tem suporte a tantas cores. Se tentarmos salvar o photoshop irá converter para 8 bits automaticamente.
Novamente o Photoshop irá processar realmente no RGB de 16 bits, 35.184.372.088.832 de cores + 32.768 de tons de transparência para cada cor.
Como ter uma imagem com 16 bits por canal real? Com câmera que tenham essa capacidade e fotografam em RAW. Eu tenho uma Nikon D5200 ela tem 14 bit por canal, ela é capaz de capturar uma imagem com pouco mais de 4 trilhões de cores. Existem câmeras profissionais que possuem 16 bits de profundidade de cor, como alguns modelos da Hasselblad.
A outra maneira seria usando várias fotos de exposições diferentes e fazer uma imagem HDR, ai podemos ter uma imagem de 16 bits e até mesmo de 32 bits.
Falando de monitores profissionais, os melhores que existem no mercado são capaz de exibir 10 bits de cor ou seja, 1,07 bilhões de cores. Ou seja não chegam nem perto de exibir os 16 bits de cor.
Mas por que então ter um arquivo com mais cores que meu monitor consegue reproduzir?
Pela capacidade de edição, um arquivo com maior profundidade de cor é possível clarear áreas escuras ou escurecer e recuperar informações de áreas claras sem agredir tanto a imagem. E no caso de uma imagem de 8 bits, existem informações que simplesmente não conseguimos “recuperar”e em 16 bits conseguimos.
Quando trabalhamos em 16 bits os formatos de arquivos se reduzem a uma minoria, sendo os principais os arquivos do próprio photoshop e TIF (existem outros formatos além desses).
32 bits por canal
Quando criamos uma imagem em tons de cinza (grayscale) e selecionamos 16 bits de profundidade de cor (ou neste caso de iluminação por se tratar de uma imagem em tons de cinza).
Significa que em um degradê em tons de cinza de 32 bits do Preto para o Branco existirão 4.294.967.296 tons 2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*
2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2 = 4.294.967.296 em uma imagem sem transparência (Pois a transparência é uma canal extra de 1 bit.
No caso do Photoshop um arquivo em 32 bits terá na verdade 31 bits de cor ou seja 2.147.483.648 possibilidades de tons no canal + o mesmo tanto de possibilidades de tons de transparência.

Agora quando trabalhamos em RGB, e sabendo que cada um desses canais possui um potencial de 4.294.967.296 tons ou seja cada um tem 32 bits. Então 32 bits multiplicado por 3 (por serem 3 canais), nossa imagem tem 96 bits totais. Se fizermos 2 elevado a potência 96. ou seja: 2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*
2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*
2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2*2 (meus olhos embaralharam mas são 96 vezes o número 2) = 79.228.162.514.264.300.000.000.000.000 tons ou seja nem sei como pronunciar esse número. Mas é um número bem grande né?
Novamente o Photoshop irá processar realmente no RGB de 32 bits, 9.903.520.314.283.040.000.000.000.000 de cores (ou seja 31 bits) + 2.147.483.648 de tons de transparência para cada cor.
Ou seja é muiiitaaa informação. Posso ter errado um pouco nos cálculos talvez, pois sim dá um nó na cabeça ficar calculando isso.
E como ter uma imagem rica assim de informação? Novamente usando várias imagens do mesmo cenário para criar um HDR, pois as informações das imagens são multiplicadas ou através da renderização de imagens 3D em 32 bits. As imagens em 32 bits são imagens HDR (High Dynamic Range) ou seja tem um grande intervalo de tons que podem ser utilizados.
A galera do 3D ama renderizar em 32 bits, demora muito, mas para a pós produção dessas imagens temos muita informação e podemos fazer ajustes e transformar a imagem inteira do dia para noite e vice versa com qualidade e com a imagem rica de informação, o tratamento agride menos a imagem. Mas haja máquina para processar esses arquivos, eles são extremamente pesados.
Vamos ver uma comparação?
Esta imagem por exemplo de 8 bits.

Abri ela no Filtro do Camera RAW do Photoshop e tentei trazer o máximo de informação que eu consegui. Note que nas sombras existem muita sujeira e não consegui recuperar nenhuma informação da Janela.
Agora veja esta outra imagem da mesma sala também de 8 bits.

Também abri no Filtro do Camera RAW do Photoshop e tentei recuperar a informação escuro e tentei perder o mínimo possível de informação clara.
O resultado foi esse:

A área clara ficou bacana até #soquenao, e a área escura não consegui recuperar com qualidade.
Agora se eu pegar 4 imagens da mesma sala

Mesclar essas imagens para HDR de 32 bits e editar no Camera RAW.
Veja só o resultado:

Pelo fato de a partir de várias fotografias, eu conseguir gerar uma imagem 32 bits, eu tive mais informação no meu arquivo e consegui ter um resultado muito melhor no tratamento sem detonar com a minha imagem.
Os finalmentes
Importante lembrar que de não adianta muita coisa eu pegar uma imagem 8 bits e converter para 16 ou 32 bits para tentar recuperar alguma informação de áreas claras ou escuras, pois o problema é que a imagem original de 8 bits não tem muita informação. Nesse caso de recuperação de informação de áreas claras ou escuras a imagem tem que nascer com a informação.
Agora converter para 16 ou 32 bits, para ter máscaras com passagens mais suaves, degradês mais limpos, isso pode ser interessante.
Se você estiver trabalhando com imagens JPGS e para web, continue sempre trabalhando em 8 bits, o 16 bits é interessante para fazer degradês mais suaves e em um arquivo separado ou dentro de um objeto inteligente, para depois copiar para o arquivo de 8 bits.
Se você estiver trabalhando com arquivos RAW, é melhor trabalhar em 16 bits pela quantidade de informação superior, e no final do processo, se você quiser pode até converter para 8 bits para ter um arquivos menor e reduzir a quantidade de cores para deixar o arquivo mais leve. Ou se preferir e tiver bastante HD, deixe em 16 bits mesmo.
32 bits é para os fortes, os caras do 3D ou para trabalhar com HDR, pois haja máquina e HD para suportar esses arquivos gintantescos.
Vale lembrar que numa imagem em 16 bits a Filter Gallery/Galeria de Filtros é desativada. E em 32 bits mais alguns filtros são desativados e também são desabilitados boa parte dos ajustes como Curvas, Cor Seletiva e Mapa de Degradê, entre outros.
Espero que este post tenha sido informativo. É um conteúdo complexo, deixa seu like ai, comente, pergunte que terei o mario prazer em responder.
Abraços e até o próximo post.