Os principais formatos de arquivos usados no fechamento e finalização de arquivos no Design Gráfico
E ai pessoal, o assuntos de hoje é quais os formatos de arquivos mais utilizados pelos designers gráficos, seja na indústria gráfica ou no mundo digital. Assim você poderá saber qual o melhor formato para utilizar em diversas situações.
Primeiro temos que saber o seguinte, você vai escutar muito por ai as expressões “arquivo aberto” e “arquivo fechado”, e isso não tem nada haver em abrir ou fechar o arquivo no seu software, mas sim sobre a condição de edição dele. Já, já explico melhor.
Arquivos Abertos
Consideramos arquivo abertos o arquivo nativo do software que você utilizou para criar a sua arte, ou seja CDR – CorelDRAW, AI – Illustrator, INDD – Indesign e PSD – Photoshop.
Então os arquivos aberto vão permitir que a pessoa que tenha o mesmo programa que você utilizou possa editar livremente seu conteúdo, remover e alterar completamente o design. Converter as fontes de um arquivo do corel em curvas ou do illustrator em contornos, o arquivo ainda é considerado abertos, pois o usuários pode remover o texto e substituí-lo por outro facilmente.
E no caso de um PSD – Photoshop, ele é considerado um arquivo aberto até o momento em que ele tiver mais do que uma camada, quando as camadas forem mescladas e uma única camada, bom dai sim, ele não é mais um arquivo aberto.
Arquivos Fechados
Ok, agora vamos para a parte que interessa, atualmente temos diversos formatos de arquivo fechado que podemos utilizar, mas cada um com suas vantagens e desvantagens e também com aplicações muitas vezes bem específicas. então vamos lá conhecer os principais formatos.
JPG ou JPEG (Joint Photographic Experts Group) – Bom para impressos, web e mídias digitais
É um formato de arquivo raster ou bitmap, capaz de ser lido por diversos softwares e sistemas operacionais, sua vantagem é possuir vários níveis de compactarão de informação diferentes seja para a web ou para a impressão. Uma das desvantagens do JPEG é sua compactarão ter perda de informação, o que no processo de se salvar várias vezes o arquivo a qualidade da imagem é reduzida, bem como o tamanho do arquivo. O JPEG também não tem suporte ao fundo transparente. Tem suporte aos padrões RGB, CMYK e Tons de Cinza (Grayscale)
O JPEG é normalmente usado para fotografia e imagens estáticas na internet, tendo uma grande vantagem que é a codificação progressiva, que se caracteriza pela download do arquivo ser em níveis de linha de definição, assim a medida que a imagem é baixada da internet, seu conteúdo é mostrado ao usuário logo no início, e melhorando de qualidade a medida que o restante da informação é baixada (quem acessa o facebook pelo celular já sacou do que eu estou falando) e quando feito ou exportado com alta resolução pode ser utilizado para impressos comerciais também.
TIF (Tagged Image File Format) – Ideal para Impressos
É um formato para imagens de alta qualidade, seu uso mais comum é em materiais para impressão comercial e uso profissional. Também é um arquivo que é suportado por todas as plataformas de sistemas operacionais e softwares gráficos, foi criado para ser totalmente compatível com os processos POSTSCRIPT, possui também vários tipos de codificação e compactarão sem haver a perda de qualidade, as mais utilizadas seriam a LZW e a ZIP, mas atualmente também permite compactação JPEG.
Sua grande vantagem é suportar fundos transparentes e canais alpha e praticamente todos os modos de cores, CMYK, RGB, Lab, Indexed color, Tons de Cinza (Grayscale) e Bitmap (Preto e Branco). Além de suportar manter todas as camadas quando salvo pelo photoshop.
PDF (Portable Document Format) – Ótimo para distribuição de documentos e impressão comercial.
Um formato de arquivo OPENSOURCE ou seja livre e de código aberto, que foi desenvolvido pela Adobe, é capaz de preservar e incorporar todo tipo de informação, seja fontes, layouts, vetores e bitmaps de qualquer tipo de origem. Capaz de suportar várias páginas, e dependendo do aplicativo usado até possuir interatividade, vídeos entre outras mídias digitais.
É o queridinho do mundo moderno, pois pode ser usado para muita aplicações, como a simples distribuição de um documento, bem como a finalização de arquivo para uso comercial, digital e impressão.
EPS (Encapsulated Postscript) – Ideal para impressos
Capaz de incorporar tanto as informações de vetores, bem como de imagens (bitmaps), foi um formato de arquivo muito utilizado na indústria gráfica, para impressão de alta qualidade por conter os dados de vetores e imagens, hoje caindo um pouco o seu uso devido ao PDF, mas ainda sim é um formato de arquivo muito bom para intercâmbio entre programas de edição de diferentes plataformas e desenvolvedores.
Pode-se dizer até que o EPS é um formato de arquivo vetorial genérico, pois todos os programa vetoriais conseguem interpretá-lo e muito até dos editores de imagem conseguem abrir e converte-lo para bitmap.
GIF (Graphics Interchange Format) – Ideal para web, botões, banners e pequenas animações.
Arquivo de baixa resolução, utilizado principalmente para a Web e e-mails, praticamente todos os navegadores de internet conseguem interpretar os arquivos GIF. Possui um esquema de compressão com redução das cores, sempre gravando no máximo 256 cores da imagem. Também tem suporte a fundo transparente. Normalmente é utilizado na web em itens de navegação, banners e botões, pois permite ter muitos estados e até mesmo suporte a animações sem audio. Por ter apenas 256 cores não é ideal para imagens fotográficas, apenas para elementos pequeno e com uma variedade de cores limitadas.
PNG (Portable Network Graphics) – Idela para web e aplicativos para dispositivos móveis.
Os arquivos PNG são imagens bitmap de alta qualidade que utilizam a compressão de dados sem perdas. PNG foi criado para aperfeiçoar e substituir Graphics Interchange Format (GIF), foi projetado para transferência de imagens na Internet, não para de qualidade profissional de impressão gráfica, e, portanto, não suporta o modo de cores CMYK. Ao contrário do GIF, PNG suporta imagens de 24 bits e produz transparência de fundo. Ideal para o web design, pois permite o desenvolvedor utilizar logos com fundo transparente e atualmente também é muito utilizado para ícones de aplicativos para dispositivos móveis.
Então, é isso ai… resumindo um pouco tudo, caso você for trabalhar com impressos você pode escolher entre JPG, TIF, PDF e EPS, agora se seu mundo for mais virtual, você pode escolher entre JPG, GIF, PNG e PDF para distribuição de conteúdo.
Sei que não abordei aqui o formato SWF, arquivo do flash. pois este formato é mais complexo de ser gerado e normalmente mais utilizado para jogos e webdesign, mas também em parte está caindo um pouco o seu uso em virtude dos dispositivos móveis da Apple não interpretarem este formato.
Valeu!
Abraços e até a próximo post.
Ermelino Rocha Junior