CMYK
CMYK é a abreviatura de Cyan (Ciano), Magenta, Yellow (Amarelo) e Key Color (Cor chave, que na prática é a cor Preta). Já percebeu a semelhança com os cartuchos de tinta que você compra para a sua impressora? pois então CMYK é um modo de cor utilizado para informar o programa que ele deve processar as informações como pigmentos ou seja tinta.
Então, seu arquivo deve ser criar ou converter em CMYK sempre que você pensar produzir o material em impressoras OFF-SET (Gráfica convencional) Flexografia (Embalagens), Estampas, a maior parte dos impressos comerciais. Mesmo quando você utilizar cores de alguma cartela da Pantone você deve utilizar o arquivo em CMYK, pois você está informando o software que está trabalhando com tinta.
Não utilize arquivo em CMYK para publicar na internet, pois o navegadores e a maioria dos clientes de e-mail não são compatíveis com esse modo de cor, mas você poderia dizer, é mais no FACEBOOK funciona… claro! dentro da programação do facebook tem uma ferramenta que faz essa conversão sem você perceber. Sacou?
Pantone
Bom, primeiro vamos esclarecer uma coisa, a pantone não é fabricante de tintas e não é concorrente da suvinil e outra marcas de tintas por ai. A Pantone cria as formulações das cores e pesquisa novas fórmulas para misturar os pigmentos e compostos para se obter tons. Ela depois pegas essas tonalidades de cores criadas e compila em Cartelas de cores, semelhantes aquelas que tem na lojas de tintas. Assim fica mais prático para vários profissionais de áreas diferentes conseguirem conversar e se entender.
A pantone cria paletas de cores, tanto para a formulação exata quanto para a composta. O que raios é isso?
As tabelas de cores exatas ou especiais, é quando o processo de reprodução utiliza a cor pronta, por exemplo na estamparia por silk, que você estampa exatamente a cor que deseja na camisa, sem ter que misturar as tintas no processo de “impressão”, a tinta já está pronta na cor desejada, igual a pintar a casa.
Utilizamos as cores pantones também na indústria gráfica, incluindo como cores especiais, seria como se você quisesse imprimir um tom de verde, que sua impressora não é capaz de imprimir, então você compraria o cartucho de tinta com essa cor e colocaria na sua impressora como um quinto cartucho, assim ela poderá imprimir todas as cores que possui com as 4 cores do CMYK, além de poder utilizar o verde que está no quinto cartucho adicional.
As paletas de cores compostas da pantone geralmente são paletas, bridge, ou seja são as mesmas cores das paletas exatas, mas já com seus valores de tinta adaptados para a reprodução em CMYK, o mais fiel possível, nem sempre 100% exato.
As paletas mais usadas são a TPX, para vestuário, Solid Coated e Solid Uncoated para estamparia e artes gráficas, e a Color Bridge Coated e Color Bridge Uncoated que basicamente são as mesmas cores das duas anteriores mais já preparadas para a impressão composta e não a exata.
Algumas pessoas Deus as colocou no mundo para serem luz e guia para seus semelhantes. Algumas pessoas dividem seus conhecimentos em troca de outros valores, o que é justo afinal adquirir conhecimentos tem custos, mas você me deu dicas de extrema utilidade inteiramente grátis, pois em toda minha vida trabalhei fazendo placas, faixas, cartazes tudo no pincel, hoje isto esta ultrapassado, e eu já tenho 60 anos, estou estudando Corel com vídeos aulas no YOUTUBE, outras pessoas como você estão salvado meu trabalho que amei a vida toda, pois perdi espaço para aqueles que se modernizaram, mas graças a pessoas como você tenho certeza que vou me atualizar, e continuar a fazer o que mais amo que é propaganda, e o melhor sei que serei bom profissional, afinal suas dicas são ótimas. Obrigado.
Obrigado Francisco, é muito bom e gratificante saber que aquilo que escrevo no Blog e as dicas que passo estejam fazendo a diferença para quem acessa o site. Fico muito feliz de poder ajudar. Sem falar que você é a prova de que não existe idade para aprender coisas novas, basta ter força de vontade. Abraços e Sucesso