O que são Cores RGB, Cores CMYK e Cores Pantone?
Olá pessoal, então o assunto da vez é Cores ou melhor padrão de Cores para os designers gráficos.
Resolvi falar um pouco sobre o assunto, pois para muitos iniciantes esse assunto é meio místico e as vezes um tanto complicado. Quando criamos um arquivo em um software como Illustrator, Photoshop ou até mesmo no CorelDRAW o aplicativo sempre nos permite escolher RGB, CMYK e as vezes até outros modos, mas o que é RGB, CMYK e Pantone e quais suas aplicações na Prática?
RGB
RGB é a abreviação de Red (Vermelho), Green (Verde) e Blue (Azul). São cores de Luz, por isso aparecem nas propagandas de dispositivos digitais como smartphones e também em logotipos de cinemas. São a percepção dessas 3 luzes que fazem com que nossos monitores mostrem suas imagens e cores para nós.
Sempre que existe o envolvimento de Luz no processo, a imagem sempre é em RGB, quando você possui um scanner, ele captura a imagem colorida em RGB, a sua Câmera Fotográfica, também captura em RGB e sim existem até impressoras, normalmente o minilabs de fotografia, que utilizam revelação por meios de luzes RGB. Também conhecido como um sistema de cores aditivo, pois para conseguirmos a cor branca precisamos das 3 luzes em sua total intensidade.
E isso na prática? Sempre que você pensar em um meio digital de produção, o correto é desenvolver ou exportar a sua criação em RGB, banires e anúncios para web devem ser exportados em RGB, para que os dispositivos possam mostrar as cores corretamente, no caso da Web, utiliza-se o perfil sRGB (veremos melhor sobre perfis de cores em um próximo post).
Também é interessante utilizar arquivo em RGB para alguns tipos de impressoras digitais, como impressoras de estampas digitais, por mais que ela trabalhe com tintas ao invés de luz, o software da impressora faz a conversão do RGB para o CMYK dando um melhor resultado na maioria das vezes.
NUNCA MANDE UM ARQUIVO RGB PARA UMA GRÁFICA OFFSET OU FLEXOGRÁFICA, pois a gráfica vai ligar para você avisando que está errado, ou se por um acaso a gráfica não perceber no início as suas matrizes serão geradas erradas e terão que ser refeitas em CMYK, e sempre que a conversão de um modo de cor para o outro é feita, existe a possibilidade (e quase sempre acontece) de um padrão de cor não conseguir reproduzir as cores de outro. Então as cores serão alteradas nesse processo com o objetivo de se encaixarem nas possibilidades de reprodução do equipamento.
Algumas pessoas Deus as colocou no mundo para serem luz e guia para seus semelhantes. Algumas pessoas dividem seus conhecimentos em troca de outros valores, o que é justo afinal adquirir conhecimentos tem custos, mas você me deu dicas de extrema utilidade inteiramente grátis, pois em toda minha vida trabalhei fazendo placas, faixas, cartazes tudo no pincel, hoje isto esta ultrapassado, e eu já tenho 60 anos, estou estudando Corel com vídeos aulas no YOUTUBE, outras pessoas como você estão salvado meu trabalho que amei a vida toda, pois perdi espaço para aqueles que se modernizaram, mas graças a pessoas como você tenho certeza que vou me atualizar, e continuar a fazer o que mais amo que é propaganda, e o melhor sei que serei bom profissional, afinal suas dicas são ótimas. Obrigado.
Obrigado Francisco, é muito bom e gratificante saber que aquilo que escrevo no Blog e as dicas que passo estejam fazendo a diferença para quem acessa o site. Fico muito feliz de poder ajudar. Sem falar que você é a prova de que não existe idade para aprender coisas novas, basta ter força de vontade. Abraços e Sucesso