Complementar Dividida

A complementar divida você precisa primeiro achar a cor complementar da sua cor base, uma vez essa encontrada, a primeira complementar dividida será o MATIZ DA COMPLEMENTAR – 30 GRAUS e a segunda será MATIZ DA COMPLEMENTAR + 30 GRAUS. E nessa caso não utilizamos a cor complementar, apenas a cor base e as duas complementares divididas.

Usando essa relação, também podemos encontrar as duas cores da complementar dividida usando apenas a cor base, a fórmula é a seguinte MATIZ DA COR BASE + 150 GRAUS e a outra seria MATIZ DA COR BASE – 150 GRAUS.

Veja o exemplo abaixo usando a MATIZ E SATURAÇÃO e a janela de COR. Usando ainda como base o Vermelho que é 3 graus. Uma das cores é a cor de 153 graus e a outra de 213 graus. (perceba que a diferença entre elas é de 60 graus. 30 a mais e 30 a menos que a cor complementar que achamos anteriormente.

Tríade

Para acharmos a triade, ou seja são 3 cores, basta pegarmos o total 360 e dividirmos por 3, ou seja 120 graus. Isso significa que cada cor deve variar 120 graus a partir da cor base.

Novamente para fixar aqui, lembra… novo vermelho é 3 graus (já estou perturbando você com isso né?) Então a próxima cor é a 123 graus e a seguinte é 243 graus. Não esqueça que se a cor que você está usando possuir um angulo de matiz elevado, você pode subtrair e não somar, o que importa é a diferença entre os valores. OK?

Tétrade

É tetraaaa, é tetraaaaa… hehehe ou seja 4 cores, 360 graus divididos por 4, são 90 graus. Então cada a partir de sua cor base, cada uma das 4 cores deve variar 90 graus na matiz entre si.

Novamente, usando como exemplo nossa supracitada matiz de 3 graus. As outras cores serão, 93, 183, 273. Conforme você pode ver na imagem.

Vá para a próxima página para saber mais.

Páginas: 1 2 3