Olá galera, tudo certo?

Então muitos andam me pedindo como eu finalizo meus arquivo para a gráfica, então de tanto responder inbox, eu resolvi escrever este post. hehehehe

Bom sempre finalizo em PDF e talvez alguns podem criticar o meu fechamento, mas sei que ele dá certo, por experiência mesmo, claro que alguns fatores podem ser alterados, e vou confessar uma coisa, eu nunca finalizo em PDF/x-1a. Por que? porque já tive muitos problemas com transparências e PSDs com fundo transparente virem com um filete entre outras coisas. Então cheguei a essa versão de PDF que vou mostrar.

Mas primeiro vamos ao básico da coisa.

Preparação do Arquivo

Sempre crie o arquivo no tamanho que deseja e adicione já no documento o valor de sangria, eu sempre trabalho com 5mm de sangria nos arquivos, pois caso a gráfica trabalhe com um valor menor, basta eu alterar lá na frente na finalização do arquivo.

Se você por acaso esqueceu de fazer o arquivo com sangria, você pode adicionar ela no menu ARQUIVO – CONFIGURAÇÃO DO DOCUMENTO / FILE – DOCUMENT SETUP

Verifique se suas imagens já foram convertidas para CMYK e usando o perfil de cor correto (Saiba mais sobre configuração de perfis de cores clicando aqui) e também se a imagem tem 300 PPI ou mais. Aqui neste exemplo eu não reduzi a resolução da imagem, mas em um cenário ideal, você deve ir para o Photoshop e deixar a imagem exatamente no tamanho e resolução que será impressa, pois isso afeta a nitidez da imagem. (Abordarei melhor o assunto em um outro post).

Em textos e elementos vetoriais que forem preto 100% e estiverem sobre algum fundo colorido, é interessante colocar no modo de mesclagem de MULTIPLICAR / MULTIPLY para que a cor preta seja impressa por cima do fundo, a título de ganhar mais intensidade e também evitar problemas de registro das cores.

Vá para a próxima página e veja a configuração para a gráfica.

Páginas: 1 2 3