Parte 4 – Criando o Planeta
19 – Procure um textura semelhante a imagem abaixo. Procurando no “Tio Google” por GROUND TEXTURE ou PLANET TEXTURE você vai achar várias imagens interessante para isso. Copie a imagem para dentro do documento que estamos trabalhando e ajuste o tamanho pouco menor do que a nossa área de trabalho.
20 – Após colar a imagem no documento, faça uma seleção elíptica segurando a tecla SHIFT para que ela fique perfeitamente redonda, e dentro da nossa textura do planeta.
21- Agora vamos dar ao nosso planeta a aparência esférica.
Com a seleção no lugar vá no menu FILTER – DISTORT – SPHERIZE/FILTRO – DISTORCER – ESFERIZAR. Coloque a intensidade do efeito no máximo e deixe no modo normal. Depois de aplicar o efeito não retire ainda a seleção.
22 – Agora inverta a seleção (CTRL/CMD + SHIFT + I ou pelo comando SHIFT + F7), então pressione DELETE. Agora sim você pode remover a seleção (CTRL/CMD + D). Pronto o nosso planetinha está criado.
23 – Vamos adicionar um pouco de brilho interno no nosso planeta. vá no menu LAYER – LAYERS STYLE – INNER GLOW/CAMADA – ESTILOS DE CAMADAS – BRILHO INTERNO.
Altere o modo de mesclagem para LIGHTEN/CLAREAR e coloque a opacidade em 40%. Altere a cor para uma tonalidade clara, eu utilizei um tom de marrom claro, você também pode utilizar amarelo ou branco se desejar. E depois também aumente o tamanho para 60 px. Mantenha o painel de LAYER STYLES ABERTO.
24 – Em seguida colocaremos um brilho externo nele. Basta na lateral direita você clicar no NOME do efeito OUTER GLOW/BRILHO EXTERNO ou caso você tenha fechado a janela vá no menu LAYER – LAYERS STYLE – INNER GLOW/CAMADA – ESTILOS DE CAMADAS – BRILHO INTERNO.
Deixe o modo de mesclagem em SCREEN/DIVISÃO e coloque a opacidade em 35%. Coloque a mesma cor que você utilizou no passo anterior e também aumente o tamanho para 60 px. Mantenha o painel ainda aberto.
25 – Agora vamos preparar este lazer para receber um outro acabamento. Na lateral esquerda do painel clique bem no topo onde diz BLENDING OPTIONS/OPÇÕES DE MESCLAGEM.
Neste painel você deve ligar a opção: BLEND INTERIOR EFFECTS AS GROUP/MESCLAR EFEITO INTERNOS COMO GRUPO
E desligar a opção BLEND CLIPPED LAYERS AS GROUP/MESCLAR CAMADAS RECORTADAS COMO GRUPO
Ai clique em ok.
26 – A essa altura a sua imagem deve estar com essa aparência. Na próxima página faremos os acabamentos.