Olá Pessoal,

Peço desculpas por ficar bom tempo sem publicar coisas novas, mas o trabalho não permitiu.
Mas agora estou de volta com mais um tutorial de Photoshop para o Design Cafeinado.

Então vamos começar a nossa textura de maideira?

1- Vá no Menu FILE – NEWS / ARQUIVO – NOVO Crie um arquivo com 100 milimetros de largura com 150 milimetros de altura com resolução de 300 pixel por polegada no modo RGB de 8 Bits (isso é apenas uma sugestão de tamanho, você pode criar o documento em outro tamanho se quiser)

1-texturamadeira

2- Selecione um tom de marrom e pressione ALT/OPTION + DELETE para preencher o plano de fundo com a cor selecionada.

2-cormadeira

 

3- Vamos começar a adicionar textura em nosso plano de fundo. para isso vá no menu FILTER – NOISE – ADD NOISE / FILTROS – RUÍDO ADICIONAR RUÍDO e configure AMOUNT / INTENSIDADE e coloque a intensidade em 22 no modo Gaussiano e ligue a opção monocromático

3-noise4- Agora que a nossa textura está meio suja,  vamos criar uma diferença de tons ma imagem, para que o efeito saia como esperado certifique-se que a cor de primeiro plano esteja ainda com a cor marrom e que a cor de plano de fundo esteja com a cor branca, uma vez que as cores estejam corretas v[a no  no menu FILTER – RENDER – CLOUDS /FILTROS – ACABAMENTO – NUVENS.

4-clouds5- Antes de fazer qualquer outro procedimento vá no menu EDIT – FADE CLOUDS / EDITAR – ATENUAR NUVENS e coloque a opacidade do efeito em 25%

5-fadeclouds6 – Agora vamos mesclar um pouco mais a nossa textura, com um filtro de desfoque.
Vá novamente no menu FILTER / FILTROS e escolha o filtro de BLUR – MOTION BLUR / DESFOQUE – DESFOQUE DE MOVIMENTO.
Configure o ângulo em 90 graus e a distância em 12 pixels
OBS.: A o valor da distância pode ser outro, experimente com valores maiores se preferir

6-motionblur

 

7- Agora vamos deixar a textura um pouco mais aleatória e semelhante a textura de madeira.
No menu FILTER / FILTROS vá na seção DISTORT / DISTORÇÃO e escolha o filtro WAVE / ONDAS e configure conforme a imagem abaixo

7-distort_wave8- Agora vá no menu FILTER – LIQUIFY / FILTROS – DISSOLVER e crie algumas distorções na textura, arrastando o mouse na vertical, fazendo pequeno movimento laterais para deixar a textura menos uniforme.


8-liquify

9- Basicamente a nossa textura está pronta, mas vamos um pouco além, vamos criar as tábuas e mais tarde os pregos na madeira.
Para criarmos as tábuas temos que configurar a grade do nosso documento.
Pressione CTRL/CMD + K para acessar as preferências do programa e depois acesse na lateral a seção GUIDES, GRID & SLICES / GUIAS, GRADE E FATIAS.
Configure os valores da grade para 1 grade a cada 1 cm com 1 subdivisão.

9-grids

 

10- Precisamos habilitar a visualização da grade,  vá no menu VIEW – SHOW – GRID / VISUALIZAR – MOSTRAR – GRADE, ou aperte o atalho CTRL/CMD + ‘ 

91-grids

11- usando a ferramenta de seleção retangular, faça uma seleção retangular do tamanho de uma coluna da grade, pela altura inteira do documento. depois segure a tecla SHIFT e para iniciar a seleção da TERCEIRA COLUNA da nossa grade, após iniciar a seleção solte a tecla SHIFT para que sua seleção não fique quadrada.

(OBS.: segura a tecla SHIFT para iniciar uma seleção permite que você faça uma nova seleção sem remover a seleção das áreas que você já havia selecionado.)

Continue fazendo a seleção desse modo selecionando sempre uma coluna sim e outra não até chegar no final do documento.10_selection 12 – Após terminar a seleção pressione CTRL/CMD + J para criar uma cópia da área selecionada e renomeie essa camada para Tábuas.

11_tabuas

 

13- Com a camada das Tábuas selecionada pressione CTRL/CMD + T para habilitar a transformação livre. estique a camada levemente para cima e para baixo, deixando uma parte das Tábuas para fora do documento.
Depois pressione o botão direito do mouse e escolha a opção FLIP HORIZONTAL/VIRAR HORIZONTALMENTE e pressione ENTER.
Assim deixaremos a divisão das nossas tábuas mais interessante, pois não haverá um continuidade da textura de uma tábua para outra.
12-transform

 

14- Agora vamos começar a dar a aparência que são tábuas colocadas realmente lado a lado. Vá no botão FX da guia de LAYERS/CAMADAS e escolha a opção BEVEL & EMBOSS / CHANFRO & ENTALHE.
13-bevel15- Configure o efeito com o estilo de PILLOW EMBOS/ENTALHE ELEVADO com DEPTH/PROFUNDIDADE em 100% e SIZE/TAMANHO em 5 pixels, coloque ANGLE/ÂNGULO em 120 graus e ALTITUDE em 10, e configure a opcadidade das altas luzes para 50% e das sombras para 100%. conforme a imagem abaixo.

13-bevel2

16- Então agora nossas Tábuas estão criadas, vamos desenhas os pregos.
Utilizando a ferramenta Elipse no modo de SHAPE/FORMA desenhe uma elipse pequena em uma das sobre uma das tábuas do tamanho que você deseja fazer o prego.

14-elipse

17- Vá na guia de STYLES/ESTILOS e clique no botão de opcões do painel, que fica bem na lateral direita do painel. Selecione a opcão de WEB STYLES/ESTILOS DA WEB e depois clique na opção APPEND/ANEXAR
15-styles18- Com a camada da elipse selecionada escolha um dos estilos mais metalizados, existem alguns bem legais, eu escolhi o Gun Metal Neutral, ele vai ficar meio estranho, pois está muito grande, no próximo passo iremos reduzir.

15-metal19- Agora clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do FX que está na camada da elipse e escolha a opção SCALE EFFECTS / ESCALA DOS EFEITOS e coloque 5% de escala.16-scale

 

20- Agora basta você  com a ferramenta MOVE/MOVER segurar a tecla ALT/OPTION e mover o nosso prego criando duplicatas para os pontos que você preferir.

madeira

 

Espero que tenha gostado do  tutorial e não esqueça de compartilhar o post com seus amigos e curtir no facebook.

Também náo esqueça de dar uma conferida no nosso tutorial para criar um disco de vinil no photoshop clicando aqui.

Abraços e até um próximo  tutorial.

Ermelino Rocha Junior

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