Controles avançados no Photoshop
Desaturate Monitor Colors by/Remover saturação de cores do monitor em: Determina a necessidade de remover a saturação de cores pela quantidade especificada quando exibidas no monitor. Quando selecionada, essa opção pode ajudar a visualizar o intervalo completo de espaços de cores com gamas maiores que as do monitor. Entretanto, isso gera uma falta de correspondência entre a exibição no monitor e na saída. Quando a seleção dessa opção é cancelada, cores distintas na imagem podem ser exibidas como uma única cor. (Por via da dúvidas não altere, ou seja deixe desligado, requer um conhecimento mais aprofundado sobre equipamento e gerenciamento de cores).
Blend RGB color using Gamma/Mesclar cores RGB utilizando Gamma: Controla como as cores RGB se misturam para produzir dados compostos (por exemplo, quando você mistura ou pinta camadas usando o modo Normal). Quando essa opção é selecionada, as cores RGB são mescladas no espaço de cor correspondente ao gama especificado. Um gama de 1,00 é considerado “colorimetricamente correto” e deve gerar a menor quantidade de efeitos de aresta. Quando essa opção é cancelada, as cores RGB são mescladas diretamente no espaço de cor do documento. (Por via da dúvidas não altere, ou seja deixe desligado, requer um conhecimento mais aprofundado sobre equipamento e gerenciamento de cores).
Em resumo, deixe todos os controle avançado na opção padrão, só altere se um especialista lhe indicar.
Após configurar os seu gerenciamento de cores é pertinente que você salve a configuração, simplesmente clicando em SAVE/SALVAR e colocando um nome que lhe seja prático. Este arquivo de configuração pode ser enviado para outros e podem ser carregados de modo simples, basta que você clique em LOAD/CARREGAR dentro da janela de COLOR SETTINGS/CONFIGURAÇÕES DE CORES e localize o arquivo das configurações desejadas. Muitas vezes a própria gráfica já fornece o arquivo para facilitar a configuração.
Como converter de RGB para CMYK / CMYK para RGB
Photoshop: Para fazer esta conversão no Photoshop, a maneira mais indicada é ir no menu EDIT – CONVERT TO PROFILE / EDITAR – CONVERTER PARA PERFIL. Pois nestas opção, além de fase a conversão tanto para RGB quanto para CMYK, você pode definir qual perfil de cores você pretende utilizar e também qual método de conversão será melhor para o documento em questão
Illustrator: Vá no menu File – Document Color Mode / Arquivo – Modo de Cor do Documento e simplesmente altere para Cores RGB ou Cores CMYK, o método de conversão será utilizado aquele que foi configurado no gerenciamento de cores, bem como o seu perfil. Uma vez dentro do espaço de cor desejado, você deve ir em EDIT – ASSIGN PROFILE / EDITAR – ATRIBUIR PERFIL.
Indesign: Diferente do Photoshop e do Illustrator o Indesign aceita no mesmo documento a existência em conjunto de cores RGB e cores CMYK, cabe ao operador utilizar as cores dentro de seus espaços de cores. A conversão do perfil pode ser feita em EDIT – CONVERT TO PROFILE / EDITAR CONVERTER PARA PERFIL, onde você escolhe ambos os perfis, tanto o CMYK e o RGB simultaneamente.
Como converter de CMYK para CMYK / RGB para RGB
Como? isso é possível? Sim é possível pois você pode querer trocar o perfil de cores dentro de um mesmo espaço de cor. Por exemplo se você está em um arquivo CMYK trabalhando com o perfil U.S. WEB COATED (SWOP) V2 e quer converter para o perfil também CMYK como o COATED FOGRA39.
Você pode utilizar também, no caso do Photoshop ou do Indesign o EDIT – CONVERT TO PROFILE / EDITAR CONVERTER PARA PERFIL. O que vai acontecer é que por exemplo: Uma cor que possui por exemplo C100 M50 Y50 k50 na conversão a mesma cor pode sofrer alterações na sua composição, como o resultado ser a mesma cor com C100 M50 Y51 K51, neste exemplo a mudança de composição é pequena, mas tudo depende dos perfis de cores que serão feitos a conversão, tem casos que a mudança de valores é maior. Em geral isso não é um problema, o aplicativo está apenas fazendo as adaptações para que aquela cor seja adaptada para o novo perfil de cores.
Ou você pode utilizar EDIT – ASSIGN PROFILE / EDITAR – ATRIBUIR PERFIL, que existe tanto no Illustrator, Indesign e Photoshop. A diferença é que não é feito o mapeamento das cores no processo de atribuir um perfil, ou seja o valores das cores não serão alterados.
Isso em alguns casos pode causar um problema caso seu arquivo esteja em um perfil de maior gama e seja convertido para um perfil menor gama de cores. Mas em geral o contrário é bem satisfatório. Ele também é indicado caso você abra uma imagem que não tem um perfil de cores incorporado e você deseja atribuir um.
O ATRIBUIR PERFIL não vai alterar imagens ou arquivo que estejam linkados, apenas os conteúdos nativos e incorporados ao documento.
Costumo usar o atribuir o perfil quando tenho principalmente textos em PRETO 100% para que na conversão seus valores não sejam alterados. Mas para todo o resto eu prefiro utilizar o EDIT – CONVERT TO PROFILE / EDITAR CONVERTER PARA PERFIL.
MINHA DICA: Entre todas as configurações que tenho de gerenciamento de cores duas se destacam, a primeira seria a para impressos, deixar em ADOBE RGB, COATED FOGRA39 no método PERCEPTIVO/PERCEPTUAL. E para trabalhar com web seria sRGB, U.S. WEB COATED (SWOP) v2 e também no método PERCEPTIVO e em ambas as configurações deixar USE BLACK POINT COMPENSATION / USAR COMPENSAÇÃO DO PONTO PRETO ligada. Mas ressalto que seus fornecedor pode pedir algo diferente, essas configurações eu uso sempre deram bons resultados para mim, pois eu não faço a intermediação com a gráfica para meu cliente, isso é por conta dele, ou seja em muitas vezes não sei qual é a gráfica que irá imprimir o material.
É isso ai galera. Espero que tenham gostado deste post.
Também vale dar uma lida no post sobre O QUE SÃO CORES RGB, CMYK E PANTONE e também no texto que falo sobre CALIBRAÇÃO DE MONITORES e mais um sobre COMO ESCOLHER UM MONITOR.
Peço a gentileza de curtir este post e compartilhe-lo com seus amigos.
Valeu e até um próximo post.
Abraços
Ermelino Rocha Junior
Gostaria de saber onde estão os perfis Color Macth RGB e o Iso Coated V2? Pior post que já vi sobre o assunto!
Olá Loco, pena que você não gostou da postagem, A idéia do post é explicar o que cada função do painel de configurações faz e o que pode acontecer ao alterá-lo.
Os perfis que citei são os que mais utilizo entre vários fornecedores. Mas mesmo assim obrigado por compartilhar a sua opinião. Se tiver alguma sugestão fique a vontade para enviar pelo formulário de contato.
Achei o post mais que satisfatório, pelo menos pra mim, recém formado e com pouca bagagem de trabalhos impressos. Obrigado DC!
Que bacana Victor… Esse é o objetivo do post, dar um norte para quem está começando.
Sucesso para você
Ermelino Rocha Junior
Dica muito boa, eu gostei muito. Muito obrigado por compartilhar.
Valeu Vinícius. Obrigado Pela visita e muito sucesso para você. 😀
boa, cara! enfim achei o que queria saber… Grato =)
Que bom Heron… fico grato pela visita e muito feliz de ter lhe ajudado.
Forte abraço e sucesso sempre.