E ai galera, belezinha?
Então hoje vamos falar um pouco de gerenciamento de cores, vou tentar dar um norte para aqueles que não entendem muito do assunto, neste post explicarei como configurar para diversos tipos de tarefas e também como fazer a conversão segura de um perfil de cor para outro tentando manter a fidelidade da cor, mas lembre-se nem sempre é possível fazer essa conversão mantendo a fidelidade de cor.
O principal objetivo do gerenciamento de cores é a obtenção de boa equivalência através de dispositivos de cor; por exemplo, as cores de um quadro de um vídeo deve aparecer o mesmo em um monitor de computador LCD, em uma tela de TV de plasma, e como um cartaz impresso. A gestão de cores ajuda a conseguir a mesma aparência em todos estes dispositivos, desde que os dispositivos sejam capazes de entregar as intensidades de cor necessários.
Configurando o Gerenciamento de Cores
1- Em qualquer um dos softwares (Indesign, Photoshop ou Illustrator), vá no menu Edit – Color Settings | Editar – Configurações de Cores. A tela abaixo é do Color Settings do meu Illustrator… e para aparecer todas as opções você verá um botão MORE OPTIONS/MAIS OPÇÕES assim ficará igual ao meu.
2 – Na seção WORKING SPACES / ESPAÇOS DE TRABALHO, dentro do illustrator e no Indesign você terá os espaços RGB, CMYK e no photoshop além destes 2 você terá também Gray e Spot (Estes deixe em 20% sempre, só altere se seu fornecedor orientar para fazê-lo).
3 – Lembrando aqui que vou fazer uma configuração genérica, o ideal é você ligar para seu fornecedor e pedir o perfil de cor que eles utilizam no seu equipamento, neste caso gráficas em geral, se eles não tiverem um perfil ou não souberem informar, melhor procurar outra gráfica meu querido, pois estes não poderão lhe dar fidelidade de cor.
Escolhendo o perfil RGB
Dentre os vários perfis RGB que estão disponíveis, são 3 que mais utilizamos, o sRGB IEC61966-2.1 , Adobe RGB e o Prophoto RGB
sRGB – É o um dos menores perfis RGB, é utilizado para todo o tipo de mídia digital ou seja, sites, blogs, redes sociais e apps para aplicativos móveis. Se a sua área é Web, o sRGB será o seu perfil de cor RGB.
Adobe RGB – É um perfil e cores RGB bem maior que o anterior, ele deve ser utilizado quando você necessita fazer uma arte em RGB em virtude de acessar determinados efeitos (no photoshop por exemplo), mas que o propósito dela será impressão, ou seja a arte será convertida para CMYK no final. É o seu perfil RGB para impressos digamos assim.
ProPhoto RGB – Como o próprio nome já diz é indicado para fotografias, muitos dos minilabs (digamos que seria a impressora de fotografia profissional) trabalham com o ProPhoto, inclusive ele é o perfil de cores padrão do Photoshop Lightroom. Então se você quer revelar uma fotografia em um minilab. Esse será o perfil que você deve utilizar.
Escolhendo o perfil CMYK
Perfis CMYK são bem mais complexos de trabalhar, pois a escolha do perfil errado pode lhe gerar despesas já que as matrizes de seu impressos se estiverem erradas serão descartadas e feitas outras, (vantagem do RGB que se você errou é só arrumar e postar novamente, já que o único gasto é a internet que você já paga).
Os principais perfis de cores utilizados no Brasil atualmente são: U.S. WEB COATED (SWOP) v2, U.S. WEB UNCOATED v2, COATED FOGRA27 e COATED FOGRA39. Não são os únicos mas são muito usados.
Lembrando que o que estou falando aqui é apenas um guia, cada gráfica pode solicitar em um perfil de cores diferente, revista, jornais e etc.
U.S. WEB UNCOATED V2 – É utilizado para impressão off-set em papéis de menor qualidade, como o papel de jornal. Uma de suas propriedades é a de limitar a carga de tinta à 260% ou seja ase ores utilizadas, a soma dos seus valores em CMYK não podem exceder 260, se isto acontecer ele vai ajustar a cor para dentro do permitido. Assim menos carga de tinta a chance de borrar diminui, a secagem é mais rápida ou seja diminui as chances de um impresso carimbar no outro. Porém vai gerar menos cores.
U.S. WEB COATED (SWOP) V2 – É o perfil CMYK que normalmente os softwares gráficos já vem configurados, ele também é um perfil que vai limitar a carga total de tinta em 300%. É também conhecido como o perfil CMYK da WEB, não não é para usar ele na web. Mas normalmente ele é utilizado em materiais impressos que você também possui a mídia digital, e assim tentar manter a fidelidade de cores entre estas duas realidades. Seria quase o SRGB do mundo CMYK.
COATED FOGRA27 e COATED FOGRA39 – Ambos são muito semelhantes em suas propriedades sendo que o FOGRA39 é o mais recente dos dois, ambos foram criados para impressões de alta qualidade em suportam um total de tinta de 350%. Sim eles são os queridinho do papel Couchê. É mais comum termos gráficas que utilizam o F39 do que o F27. Apesar que um dos meus principais fornecedores de impressos trabalhar com o F27.
Gostaria de saber onde estão os perfis Color Macth RGB e o Iso Coated V2? Pior post que já vi sobre o assunto!
Olá Loco, pena que você não gostou da postagem, A idéia do post é explicar o que cada função do painel de configurações faz e o que pode acontecer ao alterá-lo.
Os perfis que citei são os que mais utilizo entre vários fornecedores. Mas mesmo assim obrigado por compartilhar a sua opinião. Se tiver alguma sugestão fique a vontade para enviar pelo formulário de contato.
Achei o post mais que satisfatório, pelo menos pra mim, recém formado e com pouca bagagem de trabalhos impressos. Obrigado DC!
Que bacana Victor… Esse é o objetivo do post, dar um norte para quem está começando.
Sucesso para você
Ermelino Rocha Junior
Dica muito boa, eu gostei muito. Muito obrigado por compartilhar.
Valeu Vinícius. Obrigado Pela visita e muito sucesso para você. 😀
boa, cara! enfim achei o que queria saber… Grato =)
Que bom Heron… fico grato pela visita e muito feliz de ter lhe ajudado.
Forte abraço e sucesso sempre.