De 2010 até os dias de hoje!
Fiquei nessa de dar aulas e criar tanto para a editora quanto para a empresa de treinamentos por um bom tempo. E nesse meio tempo foi também que tirei minha primeira certificação da Adobe, quando me tornei ACE – Adobe Photoshop (Adobe Certified Expert), a primeira foi da versão CS5 e depois tirei da CS6.
Depois os trabalhos foram crescendo e veio uma oportunidade grande que ia render uma grana legal, então eu juntei forças com o Guilherme, aquele cara que começou a faculdade comigo e nunca terminou, pois então juntos abrimos um estúdio de design, chamado Studio64. Atendíamos a HB Editora, a ProWay, uma empresa de Seguros e também uma indústria a Farbe têxtil.
Depois de uns 2 anos aproximadamente separamos o estúdio (2013 se não me engano), nesta época eu já havia comprado meu primeiro Macbook, calibrador de monitor, servidor, monitores IPS. Realmente eu estava bem equipado. E foi onde nasceu esse blog o Design Cafeinado, pois eu tinha tanta vontade de ensinar (e ainda tenho), que resolvi tentar ajudar um pouco quem está começando publicando um pouco do meu conhecimento.
Hoje ainda dou aulas na empresa de treinamento, mas agora praticamente todos os dias de noite. Ainda trabalho com a criação dos materiais promocionais dessa empresa, mas também dou assessoria em design e métodos e processos no ambiente de criação para agências de publicidade da minha cidade, ministro workshops em universidades, presto treinamento em software para empresas, e ainda tenho um estúdio fotográfico na minha casa, onde faço fotos de still para catálogos de moda.
Graças a Deus e a minha persistência, não parei de estudar e ler um dia sequer, sempre que acho que estou ficando com o ego inchado eu entro no Behance.net e vejo que tenho muito que aprender e muito o que melhorar. Sim posso dizer que sou um Designer bem sucedido, não sou famoso ou com um trabalho conceitual super elogiado pelo mercado. Mas tenho o respeito dos profissionais da minha cidade e de cidades vizinhas.
Acho que vou aprender muito mais ainda e quero aprender.
Não sou um cara muito criativo, mas com certeza sei muito sobre os softwares que uso, afinal já dei aula para profissionais que estão há mais tempo que eu nessa área. Acho que vou aprender muito mais ainda e quero aprender. Nunca fiz um curso de Corel, Photoshop, Illustrator ou Indesign, sempre corri atrás do conhecimento, tenho livros, DVDS, ebooks, revistas e um monte de papéis com anotações na minha gaveta.
E estou aqui hoje escrevendo para vocês, espero que tenham gostado de conhecer um pouco da minha vida e de como me tornei um designer gráfico. Agora a meta é se tornar um instrutor de design reconhecido e mais para frente quem sabe tornar o Design Cafelando um portal de ensino e conhecimento, quem sabe eu chego lá. Pois eu tenho um sonho, que é um dia ser palestrante do Photoshop Conference e sei que apenas estudando e dando o melhor de mim eu poderei realizar esse sonho.
A minha dica para vocês será a seguinte. Não tenha pressa para ser um freela, você tem muito o que aprender ainda, trabalhe por pouco no começo, não escolha muito, aprenda, sempre haverá alguém que poderá lhe ensinar mais do que você sabe, principalmente dentro de uma empresa, fórum ajudam, mas o contato humano é mais importante. lembre-se Design Gráfico é um curso de ciências humanas e não de tecnologia. Ganhar mais, reconhecimento é algo que surgirá na medida que o seu conhecimento e experiência forem crescendo.
Obrigado por lerem a minha história, espero que tenham gostado.
Abraços e até a próxima.
Ermelino Rocha Junior