Da Mundi Editora ao Freelancer

Na Editora Mundi (Blumenau), eu fazia o classificados do Jornal Folha de Blumenau e criava os anúncios das revistas personalizadas que eles tinha, na época eu já trabalhava com o CorelDRAW, Photoshop (Já mandava bem nele nessa época) e com o Pagemaker (O antecessor do Indesign). Lá também aprendi o Indesign, não eles não usava o indesign, eu aprendi pois ele era bem melhor que o pagemaker, nessa época o Indesign CS2, isso fez com que a editora pudesse pegar mais revistas e tornar o jornal se tornar bissemanal. Ali nessa época foi onde também comecei a dar meus primeiros passos no illustrator.

Ainda na Mundi Editora, foi onde bateu aquele click na cabeça e decidi, cara é isso que eu quero fazer pro resto da vida, eu e um outro rapaz que trabalhava comigo, chamado Guilherme, resolvemos entrar juntos na faculdade de Design Gráfico. Ele parou logo no início, eu continuei.

Os primeiros freelas de verdade começaram a aparecer, para fazer anúncios para outras revistas que não eram da empresa que eu trabalhava, até que chegou um pouco que eu também não estava mais curtindo muito o meu trabalho dentro da editora, eu já estava novamente com o modo automático ligado, não precisava mais pensar muito no que estava fazendo, os desafios já não eram mais desafiadores. Então mandei e-mails com meu currículo e portfólio para várias agências, gráficas e editoras. Até que peguei um freta para um editora chamada HB Editora, onde meu primeiro trabalho nem era criar, mas sim escanear mais de mil imagens e entregar em DVD para eles diagramarem um livro.

Livro A Santa Terra: os Vinhos do Meio Oeste Catarinense - Projeto Gráfico, Diagramação e parte das Fotografias.
Livro A Santa Terra: os Vinhos do Meio Oeste Catarinense. O qual fiz o Projeto Gráfico, Diagramação e parte das Fotografias.

Fiz o trabalho, entreguei no prazo e dai a HB editora começou a virar um cliente fixo, sempre tinha um informativo, ou uma newsletter ou coisas do gênero para fazer. Também nessa época eu pedi demissão da Mundi Editora e fui trabalhar em uma empresa de catálogo, que fiquei apenas 3 meses e também em uma agencia de publicidade que fiquei apenas 4 meses, em nenhuma dessas empresas eu fui demitido, na verdade eu nunca fui demitido, quando eu não curtia mais o que fazia eu pedia demissão mesmo, e depois corria atrás do que fazer.

Consegui fechar um contrato de um fee mensal com a HB Editora, eu recebia fixo 500 reais por mês e trabalhava em casa.

Em 2008 comecei a dar aulas de informática novamente, mas desta vez apenas dos softwares de design em uma empresa de treinamentos chamada ProWay Informática, meu primeiro curso lá foi em Janeiro de 2008, uma turma de Photoshop Avançado, pensa no medo, ensinar Photoshop Avançado, mas foi bem de boa, foi ai que descobri que eu sabia muito desse programa. Assim comecei a de vez em quando ser chamado para dar aulas de Corel e Photoshop, tanto básico quanto avançado.

Então além de dar minhas aulas eu também consegui fechar um contrato de um fee mensal com a HB Editora, eu recebia fixo 500 reais por mês e trabalhava em casa,  e em projetos maiores eu recebi um extra pelo trabalho, até que surgiu um livro que já havia sido diagramado, mas rejeitada a diagramação pelo cliente e eles me pediram se eu podia re-diagramar, antes na verdade eu passei para um amigo meu, que não conseguiu fazer dentro dos conformes deles, mas dai eu resolvi botar a mão na massa, era 13 arquivos de CorelDRAW com mais de 300 mb cada um. Refiz todo o material, chingue a primeira criatura que fez o livro em corel ao invés de usar o Indesign ou até mesmo o Pagemaker, cara não se faz livros no Corel. Para cada situação tem o programa ideal. O cliente era simplesmente a Volkswagen Caminhões e era o livro que contava a história dessa “pequena” empresa. No final deu tudo certo e finalizei o livro.

Depois desse outros livros apareceram, dois deles eu até fui o fotógrafo, na época já tinha uma camera DSRL e já manjava alguma coisa de fazer a fotografia e não só de trata-las e também comecei a fazer os materiais de divulgação da empresa de treinamentos que eu dava aula, ali já era dois fees de 500 reais que eu ganhava na época, mais a grana que eu recebia quando dava as aulas na empresa de treinamentos. Já em 2009 me graduei como Tecnólogo em Design Gráfico.

Páginas: 1 2 3 4