Olá pessoal, sou eu o Ermelino Rocha Junior…. aqui novamente para compartilhar um pouco do meu conhecimento com vocês, na verdade hoje é o meu aniversário dia 13 de abril. Então resolvi compartilhar com vocês o processo que passei para me tornar um designer gráfico.

Antes do PC

Bom, sou natural de uma pequena cidade do interior de Santa Catarina, chamada Taió, na época a cidade tinha apenas 16 mil habitantes, lá desde novo saibam que eu tinha computador, bem antes da era dos PCs, eu tive um carinho chamado CP400, nele tínhamos que programar tudo antes de poder utilizar, na época era em Qbasic, comprava livro coms os códigos de programação e escrevíamos mais de mil linhas para poder jogar snake ou até mesmo tetris ou pong. (procure no google caso você tenha menos de 30 anos).perfil

Em 1994 ainda em Taió, fiz meu primeiro curso de informática básica e comprei meu primeiro computador coms MS-DOS, Windows 3.1 e já existi o office, lá com 13 anos de idade eu e meu irmão abrimos uma locadora de games que mais tarde coloquei meu computador para fazer o controle de aluguéis dos games (Na época era megadrive, super nintendo, nintendo 8 bits, master system que era os caras da vez).

Mas um pouco depois me mudei para outra cidade chamada Rio do Sul, onde levei minha locadora junto, na época já com 15 anos de idade. Já nessa época eu colocava as caixinhas de jogos do lado do computador e desenhava os personagens de olho no Paint, (na época era chamado de paintbrush), então um dia meu irmão chegou com um pilha de uns 20 disquetes acho eu com um programa “maravilhoso” chamado CorelDRAW 3.0.

O CorelDRAW, meu animal, fazia até 3D (A extrusão do Corel), lembro-me até hoje o primeiro desenho que fiz, foi o rosto do personagem Zé-Colméia. Ali comecei a dar meus primeiros passos no desenho vetorial.

Em 1996 na mesma cidade mas em outra casa, ainda com minha locadora, eu tinha um amigo chamado Daniel que fazia uns trampo para uma gráfica, ele me passou o CorelDRAW 4.0 e também o CorelPhotopaint, e ele me ensinou um pouco mais do programa, até hoje eu digo que foi ele o meu vizinho que me ensinou de verdade como dar os primeiros passos nessa área.

Opa ali eu já fazia cartões de visitas para o meu pai e para alguns dos clientes dele. tirava uma graninha pequena, na época até a impressão na minha jato-de-tinta eu fazia, era quase uma gráfica digital, mas ainda tinha a minha game locadora (fui um dos poucos que conheço que chegou a ter 5 playstations).

Ai um amigo da família em contratou meio período para trabalhar na empresa de outdoor dele, foi onde aprendi muito sobre mídia externas e como era feitas, se não me engano eu ganhava meio salário mínimo, na época uns 150 reais.

Anos mais tarde eu fui morar em uma cidade chamada Curitibanos (nessa época já não morava mais com meus pais), lá eu dava aulas de informática básica e CorelDRAW, agora no lembro se era já na versão 7 ou 8. Então meu irmão que trabalhava como digitador no maior jornal regional do estado, o Jornal de Santa Catarina em Blumenau/SC, me ligou e disse: Tem vaga na equipe de arte aqui, queres arriscar um teste? só precisa saber CorelDRAW. Na hora eu falei que sim, enfrentei umas 6 horas de viagem de busão e fui fazer o teste. O teste prático foi fácil eu tive que reproduzir umas duas artes, mas como o Grupo RBS, dono do Jornal de Santa Catarina (Maior afiliado da Rede Globo), tem por regra não contratar parente de funcionários, acho que naquele dia fiz umas 5 entrevistas, sim, foi com o chefe de arte, com o RH, com o gerente de setor, com o gerente comercial e ainda com todos eles e meu irmão em uma sala, para ter certeza que não iria ocorrer nenhum problema por trabalharmos juntos, sendo que eu ia trabalhar do lado do meu irmão.

Páginas: 1 2 3 4