Salve galera, saiu a lista da interbrand das melhores (e mais valiosas) marcas do mundo. Vamos dar uma olhada nesta lista.

Primeiro, vamos ver os 10 fatores que são analisados para a Marca entrar nesta lista:

1  – clareza

Clareza interna é sobre o que a marca representa em termos de seus valores, posicionamento e proposta. Clareza também sobre o público-alvo, percepção do cliente e dirigentes.

2 – Compromisso

Compromisso interno com a marca e acrença interna em sua importância. Até que ponto a marca recebe apoio em termos de tempo e influência.

3 -Governança

O grau em que a organização possui em relação as habilidades necessárias para um modelo operacional da marca que permite a implantação eficaz e eficiente da estratégia da marca.

4 – Responsividade

A capacidade da organização de evoluir constantemente a marca e os negócios em resposta a, ou antecipação de, mudanças de mercado, desafios e oportunidades.

5 – Autenticidade

A marca é profundamente baseada em uma verdade e capacidade internas. Tem uma história definida e um conjunto de valores bem fundamentados. Pode entregar produtos ou serviços que satisfaçam as (altas) expectativas que os clientes têm dele.

6 – Relevância

O ajuste com as necessidades do cliente / consumidor, desejos e critérios de decisão em todas as demografias e geografias relevantes.

7 – Diferenciação

O grau em que os clientes / consumidores percebem que a marca tem uma proposta e experiência de marca diferenciadas.

8 – Consistência

O grau em que uma marca é experimentada sem falhar em todos os pontos de contato ou formatos.

9 – Presença

O grau em que uma marca se sente onipresente e é falada positivamente por consumidores, clientes e formadores de opinião em mídias tradicionais e sociais.

10 – Engajamento

O grau em que os clientes / consumidores demonstram uma profunda compreensão, participação ativa e um forte senso de identificação com a marca.

As 10 mais do mundo

Lembro que há alguns anos a Coca-cola era a marca mais valiosa do mundo, mas na última década, empresas como o Google surgiram e começaram a encabeçar esta lista, e depois veio a Apple, com o iPhone, um celular com internet, wow, então entrou a era de tecnologia. 
Este ano não temos nenhuma empresa brasileira, mas o banco Bradesco já chegou entrar na lista há alguns anos.

A Apple hoje é a marca de maior valor, valendo quase 215 bilhões de dólares, com um crescimento de 16% em relação ao ano passado, e tem entre seus 3 principais pontos fortes percebidos pelos clientes a sua diferenciação, engajamento e consistência.

Seguida pelo Google, a gigante dos mecanismos de buscas, e outros serviços web. Com um crescimento de 10% em relação ao ano anterior, hoje estimada em 155 bilhões de dólares. Sendo seus 3 principais pontos fortes a Relevância, Responsividade e Presença.

A Amazon, que além de estar entre as 3 primeiras, foi a que mais cresceu, 56% em relação ao ano anterior, valendo 100 bilhões de dólares. Sendo seus 3 pontos fortes também a Relevância, Responsividade e Presença.

A Microsoft, sempre esteve entre as top 10, e já chegou a encabeçar a lista na frente da coca-cola, hoje se encontra em quarto lugar. Com um crescimento de % em relação ao ano anterior, valendo hoje quase  bilhões de dólares.  Sendo seus 3 pontos fortes também a Clareza, Relevância e Responsividade.

Agora que já falei das 3 mais, vou falar de duas muito relevantes para o dia-a-dia do criativo.

A Samsung está em Sexto lugar, cresceu 6% , valendo quase 60 bilhões de dólares. Sendo seus 3 pontos fortes a Relevância, Responsividade e Autenticidade.

E claro não poderia deixar de fora o Facebook, tio Mark teve uma queda no valor da marca, mas esta ainda vale bilhões de dólares.  Sendo seus principais pontos forte a Claridade, Diferenciação e Presença. 

Vamos falar de Adobe?

Pois é a Adobe está na lista sim, ocupa 51 lugar, mas teve um crescimento de 19%, sendo a oitava marca que mais cresceu em 2018, valendo quase 11 bilhões de dólares. E seus 3 pontos fortes são a Claridade, Responsividade e Relevância. 

Veja a lista das 10 marcas que mais cresceram em 2018:

Falando de Brasil

Ainda não saiu a lista oficial de 2018 ou pelo menos eu não encontrei, mas em 2017 essas foram as mais valiosas marcas brasileiras com seus respectivos crescimentos e valores de mercado.

Você pode ter acesso ao relatório completo no site da interbrand, clicando aqui.

Espero que tenham gostado do artigo, compartilhem, comentem e sugira assuntos para novos artigos e até a próxima.