8 – Dê uma olhada no passado
Quando tiver um tempo, olhe seus trabalhos mais antigos, analise-os e pense o que faria diferente, e até mesmo se tiver um tempo refaça esse trabalho, isso vai lhe ajudar a descobrir o que você fez que saiu errado ou no que poderia melhorar hoje.
9 – Participe de workshops e palestras
Em tempos em tempos na sua cidade ou cidades próximas, provavelmente devem acontecer palestras, workshops, com designers, fotógrafos e outros profissionais mais experientes da área, participe deles sempre que puder, pois acredite, você tem muito o que aprender com eles, mesmo depois de 20 anos de trabalho eu não paro de aprender muito com outros profissionais.
10 – Troque idéias com outros designers
Sempre procure meios de conhecer outros profissionais da área, amigos, conhecidos e desconhecidos, pessoalmente ou pela internet, fazer um networking com pessoas mais habilidosas que você sempre servirá de incentivo para você trabalhar mais e aprender mais.
11 – Faça cursos e estude muito
Conhecimento nunca é demais, muito aprendem um software sozinhos, mas fazer um curso de qualquer que seja o programa, photoshop, corel, illustrator, indesign ou qualquer outro que seja do seu interesse, sempre vai ser de grande valia, mesmo nos cursos básicos, você pode aprender uma técnica diferente ou um modo mais prático de fazer algo que você já sabia fazer, mas por processos diferentes.
12 – Fale com outros designer e profissionais
Sempre que puder fale com alguém que trabalhe na área, se está fazendo faculdade, vire amigo do seu professor ele poder lhe responder e ensinar muitas coisas na hora do intervalo, eu aprendi muito com meus professores na faculdade, mas com certeza, aprendi mais ainda falando com eles no intervalo de uma aula para outra ou até mesmo em um barrindo depois da faculdade trocando uma idéia e tomando um chope.
Também vale a pena arriscar uma visita em uma gráfica, ou agência de publicidade, algumas dessas empresas são bem abertas para os iniciantes, eles mostram seus processos de trabalho e como é o dia-a-dia deles. Eu mesmo já fiz muito disso.
13 – Use papel e lápis
Mesmo sem ter muita habilidade para desenho manual eu sempre fiz meus rabiscos, e cada dia meus traços vão melhorando e isso facilita a arte digital, coloque as suas idéias no papel sempre que possível, pois ali você não tem as limitações de um software, sua mente pode se libertar e você desenvolve o que você imaginar com alguns traços. Depois sim vá para o computador e coloque essas idéias em prática na versão digital.
14 – Fotografe
Hoje em dia todo mundo tem uma máquina fotográfica, seja o próprio equipamento ou a câmera do celular, a fotografia ajuda muito para você analisar composição, iluminação, cores. Também a fotografia pode ser parte do seu trabalho, até hoje eu não resisto uma foto de um céu bonito com nuvens elegantes ou uma placa de metal enferrujada, esse tipo de material eu sei que em algum momento poderei utilizar em algum dos meus trabalhos.
15 – Aprenda Inglês.
O português é a lingua oficial de um pouco mais do que 10 países sendo Brasil, Moçambique, Angola e Portugal os mais populosos., enquanto o inglês é a lingua oficial de mais de 50 países. A maioria dos software de design são americanos ou ingleses, então principalmente tutoriais na web, a probabilidade de você achar conteúdos mais interessantes em inglês é bem maior do que em português.
Também quando você buscar um pouco mais de reconhecimento profissional, tipo uma certificação da adobe, não existe o exame em português, o exame existe apenas em algumas línguas, mas a mais prática de aprender é o inglês pois existem escolas de inglês em tudo quanto é canto. Também você aconselho aprender os softwares da Adobe principalmente em inglês, pois a grande maioria dos profissionais que dão workshops e palestras também utilizam o programa em inglês, assim você não vai se perder na hora.
Então é isso galera, espero que tenha gostado do post e que coloquem em prática algumas dessas dicas ou quem sabe todas.
Não esqueça de dar uma conferida no post sobre Design de Marcas que tem dicas muito interessantes também.
Abraços e até o Próximo post
Ermelino Rocha Junior
Demasiadamente importante os tópicos aplicados neste post, já faço inclusiva alguns, mesmo não sendo ainda um profissional bem formado nesta área. Sou iniciante, mas com as mãos um pouco mais ágeis que dos outros alunos que o último curso que eu fiz…
Achei interessante a expressividade e objetividade do post, que cresça cada vez mais esse blog 🙂
Obrigado Raphael, espero que você também cresça cada dia mais nessa área.
Abraços
Ermelino Rocha Junior
Ter boas referencias e fundamental para ter um bom trabalho, olhar trabalhos ja feito e criar a parti de um e muito profissional, o que nao é bacana é o comprar e colar.