Olá pessoal,
Estou aqui novamente para dar algumas dicas para melhorar suas habilidades como Designer Gráfico, são lições que aprendi ao longo de quase 20 anos trabalhando na área de criação. Então vamos lá.
1 – Torne-se um colecionador de Design
Sempre que você encontrar na rua um Flyer, folder, panfletos, anúncios de revistas ou jornais que forem interessantes, leve para casa, eles são muito úteis como fonte de inspiração para você criar seus próprios materiais de design. Até mesmo hoje com a internet você pode circular entre várias páginas e encontrar materiais muito interessantes que servirão de referência no futuro. Por exemplo no meu computador eu tenho uma pasta chamada INSPIRAÇÃO, com vários materiais que recolho da internet para me auxiliar a criar os meus próprios.
2 – Compre e leia livros
Não estou falando em comprar livros como harry potter ou senhor dos anéis, mas sim livros sobre design, mas também não se atenha a livros somente sobre os softwares, como photoshop, corel e etc… mas livros de arte, como art nouveau, fotografia, livros teóricos e técnicos sobre design. Tente comprar e ler ao menos um livro por mês.
3 – Leia blogs de design
Claro leia sempre que possível o meu blog o Design Cafeinado, mas também existem muitos outros blogs sobre design com conteúdo relevante para aumentar o seu embasamento técnico e teórico, aprender novas técnicas tendências e você pode e deve tirar vantagem deste tipo de conteúdo.
4 – Procure por tutoriais
Tutoriais são uma ótima fonte de conhecimento para você aprender a lidar com as ferramentas dos programas, aprender novos truques e métodos de trabalho, Procure por tutoriais interessantes que aumentem suas habilidades, e execute-os por completo.
O mais importante de acompanhar um tutorial, não é aprender a receita do bolo, mas sim entender a essência das técnicas e funções apresentadas para aplicar em diferentes tipos de design.
E uma dica pessoal é após fazer o tutorial como eles se apresenta, depois procure outras imagens e tente aplicar o que aprendeu em uma situação diferente do que o tutorial lhe apresentou, criando a sua versão do mesmo tema.
5 – Entre em uma Rede Social ou comunidade de Design
Participar de uma comunidade ou forum, grupos de discussão como vários que existem no facebook, bem como de redes sociais como o Behance ou o Flickr, lhe darão exposição, também seu material ficará disponível para críticas.
Os elogios são bem vindos, mas são as críticas que vão apontar as suas deficiências e como e no que você você pode melhorar.
Quanto mais você participar desse tipo de comunidade, mais materiais de referências e inspiração você vai ver e sua artes vão receber comentários e críticas, que vão lhe ajudar a medir a qualidade de seu trabalho e o quanto você está evoluindo.
6 – Crie projetos de exemplo sempre que tiver tempo
Sempre que houver um tempinho crie materiais fictícios, artes para você, como uma bela montagem, logos, design de sites, pois nesse tipo de trabalho você pode deixar a sua criatividade fluir e criar ao seu modo sem limites, sem as limitações impostas pelo gosto de cliente.
7 – Faça trabalhos voluntários
Sim estou dizendo para você fazer algum trabalho de graça, mas claro não para qualquer um, veja entidades como asilos, orfanatos, abrigos de animais e outras entidades assistenciais no seu bairro ou cidade e ofereça fazer os materiais de algum evento deles de graça, você não vai ganhar nenhuma recompensa monetária, mas isso lhe dará experiência, visibilidade e muito provavelmente poderá lhe trazer clientes que lhe darão o retorno monetário.
Demasiadamente importante os tópicos aplicados neste post, já faço inclusiva alguns, mesmo não sendo ainda um profissional bem formado nesta área. Sou iniciante, mas com as mãos um pouco mais ágeis que dos outros alunos que o último curso que eu fiz…
Achei interessante a expressividade e objetividade do post, que cresça cada vez mais esse blog 🙂
Obrigado Raphael, espero que você também cresça cada dia mais nessa área.
Abraços
Ermelino Rocha Junior
Ter boas referencias e fundamental para ter um bom trabalho, olhar trabalhos ja feito e criar a parti de um e muito profissional, o que nao é bacana é o comprar e colar.