E ai galera tudo certinho, sou eu Ermelino Rocha Junior com um post novinho para vocês.

Então trabalho com criação profissionalmente há mais de 15 anos, (eu não conto os anos que estava aprendendo e fui o “Sobrinho” que mexe com  Corel hehehehehe).

E nesses anos todos já passei por muitas situações engraçadas, dramáticas e de enlouquecer, e assim criei uma lista bem divertida.

Então vamos começar.

10 passos para enlouquecer um Designer Gráfico

Passo 1 – Envie logos, imagens dentro dos arquivo do Office.

Sempre que enviar um material para um designer, certifique-se de enviar o arquivo dentro de um documento do office (word, excel, powerpoint). Se você enviar fotos e logos dentro de um arquivo do Word ao invés de arquivos do COREL, JPG ou outro formato que eles utilizam profissionalmente, está perfeito!. Você terá uma grande probabilidade de deixar o Designer enlouquecido.

Não esqueça também que as imagens devem ir bem pequenas, se você utilizar o outlook, para enviar imagens sempre coloque a opção para deixar os arquivos mais leve ou menores. Assim com certeza ele vai ter que te ligar e pedir a imagem com maior qualidade, tenha certeza de enviar ela menor que o necessário.

E claro de vez em quando mande o e-mail e esqueça de anexar os arquivos, isso vai auxiliar a enlouquece-lo.

Passo 2 – Escolha as Fontes precisamente.

Aqui está mais um forma incrível de deixar um designer louco. Caso ele mande uma arte com a Fonte bem estruturada tipo HELVETICA, peça para ele mudar para ARIAL, se ele já usou a ARIAL peça para usar a BALLOON, é uma fonte maravilhosa que a menina do RH adora colocar no cartões de aniversário da empresa.

Mas calma, você pode ser mais eficaz, peça também para ele colocar a Brush Script, sempre que quiser algo de impacto. Mas no final, depois de pedir para ele mudar a fonte umas 3 vezes no mínimo, peça para ele colocar a COMIC SANS, será praticamente um FATALITY nele.

Ah, e não deixe ele lhe enganar com essa besteira de usar apenas uma fonte não, diga para ele usar ao menos umas 3 fontes de letra diferentes na arte, ele ficará muito enlouquecido.

Passo 3 – Mais é Mais e Melhor

Vamos dizer que você está fazendo um Panfleto, Designers sempre vão tentar deixar um espaço vazio em algum lugar, vão utilizar margens largas, texto bem espaçados e etc. Eles vão lhe dizer que desse modo a leitura ficará melhor, mais fácil, mais limpo e terá uma aparência profissional. Mas não acredite nas mentiras deles, a única razão para fazerem isso é para o documento ficar maior, ou com mais páginas assim você pagará mais para eles e também gastará mais com a gráfica. Eles fazem isso por que a essa altura já te odeiam e o seu trabalho de enlouquecer eles está funcionando.

Então tenha certeza de pedir para eles que deixem a margem bem pequena, coloque bastante informação, coloque cada serviço e a descrição de cada produto que você têm, lembrando do passo 2, peça para utilizarem várias fontes. Eles vão tentar argumentar e defender as escolhas deles, mas no final você é o cliente e está pagando e eles tem que satisfazer os seus desejos não é?

Passo 4 – Logomarcas

Sim… primeiro tenha certeza de sempre falar slogan e nunca falar logomarca ou logotipo, isso vai soar como uma alfinetada debaixo da unha de um designer. Quando estiver com uma arte com patrocinadores ou parceiros, certifique-se de enviar o arquivo em GIF ou JPG com um tamanho bem pequeno. Melhor ainda, se o logo for para um cartaz, mande o link do site ou do facebook do parceiro e diga para ele tirar o logo de lá.

Quando você for enviar o logo, lembra-se do passo 1, sempre envie dentro de um arquivo do WORD, isso vai lhe dar pontos extras na escala de enlouquecimento. Mas você ainda não acabou, sempre que possível mande o logo em JPG com um fundo muito complicado, com uma foto de fundo, ele vai demorar uma eternidade para extrair o fundo ou refazer o logo.

Passo 5 – Sempre peça mais opções

Se você precisa de um novo logo ou arte para uma campanha, nunca, nunca, aprove a primeira arte e nem a oitava, faça o designer alterar a cor, a foto, as fontes, faça ele obedecer os critérios apresentados no passo1 e passo 2, peça para colocar efeitos no logo. no caso de um logo peça para sua filha de 9 anos ou sobrinha fazer uns rabiscos, algo que o designer não consiga entender, assim quanto menos ele conseguir entender a idéia, mais alterações você pode pedir. No final depois que ele lhe apresentou umas 10 idéias diferentes diga em alto e bom som: Acho que vamos ficar com a segunda opção. Yens, assim você conseguiu renovo.

Passo 6 – Utilize argumentos de impacto

Quando for analisar a arte, tenha certeza de usar termos que realmente não significam nada e nem ajudam em nada. Expressões como: “A arte não está falando comigo” ou “Eu gostaria que depois de olhar a arte, ela fosse comigo” ou “você não poderia fazer isso mais a cara da empresa”. esse tipo de expressão que para você significa muito coisa, mas para o Designer não diz bulhufas. Não se sinta mal com isso, afinal você está pagando e cada vez mais perto do objetivo de enloquecê-lo.

Passo 7 – Cores

Vamos combinar, é melhor você sempre escolher as cores, nunca deixe um Designer escolher as cores. Pegue pedaços de papel de cores diferentes, ou coloque várias nomes de cores em uma caixa e tire algumas na sorte, ou também você pode tirar aleatoriamente lápis de cor de dentro de um estojo, funciona muito bem.

O designer vai lhe sugerir utilizar 2 ou 3 cores no máximo, quem ela pensa que é? Escolha quantas cores você quiser, até se você puder faça o sorteio das cores na frente dele, garanto que será uma experiência única para ele.

Passo 8 – Prazos

Sabemos que prazo é uma coisa muito importante, então sempre mande os materiais depois das 16h e pergunte se fica pronto até o final do dia. Mesmo que ele consiga fazer isso, não se preocupe, faça as suas revisões com calma. ele uns 2 ou 6 dias para enviar as correções.

Nunca mande todas as alterações de uma vez, mande umas duas, isso dará esperança ao designer, depois de um tempo mande mais alguns, e assim até enviar todas as suas sugestões. E claro não esquece de deixar algumas correções para enviar bem perto do dia ou preferencial da hora que o Designer tem que enviar a arte para a gráfica.

E com certeza, se você tiver oportunidade, fique sentado do lado dele orientando as correções, isso será a cereja no topo do bolo das correções.

Passo 9 – É bom para o portfólio dele.

Sempre pergunte se ele não poderia fazer a trabalho de graça, ou com um preço realmente muito muito baixo, afinal, você poderá divulgar o trabalho dele e indica-lo para outros. Compare ele com outros Designers e e até fale para ele que o seu sobrinho já fez um trabalho parecido por R$50,00.

Passo 10 – Golpe de Misericórida

Depois de utilizar todos os passos desta lista, talvez você cliente se sinta culpado, mas não fique preocupado não. A essas alturas o Designer perdeu toda a vontade de argumentar com você, você pede verde, então verde será, usar umas 5 fontes diferentes? então que assim seja.

No final para dar o golpe arrebatador, diga que está decepcionado, que ele não tem iniciativa, que você fez todo o trabalho dele, afinal ele é o Designer ele deveria lhe dar soluções mais criativas. Diga para ele lhe passar o arquivo que você pagou um curso de Corel para seu sobrinho e que ele vai terminar o trabalho para você.

Pronto, agora você tem um designer que vai desejar estar em uma camisa de forças e repensando por que escolheu esta profissão.

Epílogo

Bom galera esta foi uma brincadeira amigável, mas toda baseada em fatos estúpidos e reais que já enfrentei na profissão. Não fique triste ainda sim é uma profissão bela e muitas vezes recompensadora. Não desista, mas não esqueça Designer é um profissão de Ciências Humanas, ou seja você vai lidar muito mais com pessoas do que com os programas, então aprenda a lidar com isso, aprenda a se impor. Mas claro nem sempre podemos vencer a guerra, mas ganhar uma batalha ou outra não é tão difícil assim.

Não esqueça de clicar ali no botão de curtir e compartilhar, e também dê uma conferida nos posts sobre: 6 Dicas para calcular quanto vale o trabalho de um Designer Gráfico! e o 15 dicas para se tornar um melhor Designer Gráfico.

Abraços e até uma próxima publicação.

Ermelino Rocha Junior

2 respostas