14 – Seja simples
Quando terminar o seu logo, está na hora de verificar se tudo o que está ali é realmente necessário, dá para simplificar mais sem perder o sentido? Quanto mais simples o logotipo for, mais fácil será do público identifica-lo. Afinal essa é a idéia.
15 – Não dê muitas opções ao cliente.
Quando for apresentar o logotipo do cliente, leve um ou duas opções, talvez uma terceira, não lhe dê muita opção, pois pode sair um Frankenstein, uma logo com um pouco de todas que você apresentou, e isso normalmente não dá muito certo.
16- Defenda a marca.
Argumente e defenda as suas idéias e os elementos, afinal você é um designer e não apenas um piloto de mouse que faz o que o cliente quer. Muitas vezes você deve defender o clientes dele mesmo, pois ele pode destruir a própria marca.
17- Crie um manual
Tudo o que você compra, tem um manual, até a lasanha de micro ondas, crie um manual mesmo que simplificado para que a marca de seu cliente seja reproduzida sempre com eficácia e consistência e todos os meios de reprodução.
18 – Forneça todas as variações.
Não mande apenas o arquivo do Corel, mande todas as versões aprovadas da logo em vários formatos, PDF, Illustrator, CorelDRAW, PSD, JPG, PNG, EPS, para que o cliente tenha essas versões prontas para quanto um fornecedor solicitar.
19- Converta em contornos
NUNCA deixe o arquivo do logotipo em fontes converta em curvas/contornos para que a tipografia não se altere. Contornos em devem ser convertidos em objetos para que mantenha sua proporção no processo de ampliaçãoo e redução.
20- Seja simples e limpe tudo
Quando você terminar de criar as versões do seu logotipo, lembre-se sempre o mesmo deve ser de fácil identificação, então limpe tudo, tire elementos desnecessários, reduza a quantidade de cores. E ai sim, vamos mostrar ao cliente.
Espero que tenha gostado dessas dicas e continuem acompanhando o nosso blog
E aproveita, dá um Curtir ali no Posto e compartilha também com seus amigos.
Abraços
Ermelino Rocha Junior
Parabéns! suas dicas foram importantes para quem está iniciando carreia de design gráfico. Coincidência ou não, é isso que passo para meus alunos. Doutrinas que a uso desde do tempo das pranchetas de desenhista. Pra mim eu estava sendo exigente, arcaico ou estava sozinho, mas não, são regras aplicas até hoje no mundo digital.
grande abraço e sucesso.
Obrigado fernando pelo comentário.
Acredito que por mais que a tecnologia avance, o nosso trabalho vai envolver muito dessas regras que tem décadas de existência, e ainda digo que os conhecimentos de matemática e trigonometria sempre serão nosso aliados. Conhecer os softwares, nada mais é do que uma pessoa aprender a pregar ou a serrar uma tábua, mais tem que aprender muito mais para se tornar um carpinteiro.
Abraços e sucesso para você também.