6 – Passe a mensagem correta.
Um logotipo deve quase que contar uma história, todos os elementos usados além de serem harmônicos, devem possuir um significado ou uma função, devem lembrar a empresa ou seus produtos, a missão e valores da empresa ou até mesmo sua origem.
Sempre que houver um elemento faça a pergunta que move o universo, “Por que?”, se você responder, “Porque sim ou Porque ficou bonito”, acho que esse elemento você pode mudar o retirar. Tudo tem que ter um motivo para estar no logotipo, se não tem motivo, não é necessário. Isso tanto vale para as cores quanto para as formas.
7- Seja dinâmico
Seu logotipo deve ser passível de reproduzir em vários materiais físicos e digitais, você pode sim ter versões com gradientes e em 3D para a utilizaçãoo em mídias digitais e outros processos, mas lembre-se que o logo não pode perder a raiz da simplicidade de materiais com estampas, adesivos e bordados.
8 – Faça teste de redução
Também verifique a reprodução do logotipo em materiais pequenos como canetas, etiquetas e outros, de nada vale um logotipo de uma marca de roupa se ele não for legível na própria etiqueta.
9 – Verifique a aplicação em fundos diferentes
Também verifique se sua marca pode ser aplicada em diversos fundos, tanto escuros como claros e certifique-se de quais alterações o mesmo sofrerá quando essas situações ocorrerem.
10 – Trabalhe com uma grande
Quando fizer os esboços, faça-os primeiro no papel e de preferência utilize papel milimetrado, para controlar espaços e proporções e quando você for para o computador utilize uma grade no software de vetor para ter esse controle também dentro do programa.
11- Crie versões
Quando você já tiver uma idéia, crie várias versões, e se possível imprima e deixe pendurado na parede ou na mesa de trabalho, deixe a arte descansar, seja se você não enjoa logo da arte, tem vezes que olhamos algo 2 ou 3 dias depois e pensamos: “o que eu estava pensando quando fiz isso?”
12 – Apague tudo da cabeça e comece do zero novamente
Sempre é bom ter uma outra idéia completamente diferente, esconda a primeira idéia tire ela de sua vista e tente fazer algo inteiramente novo e original.
13 – Teste a marca
Imprima e mostre para os amigos, tios e cachorro, utilize de fóruns quando possível para ter a opinião de outras pessoas, afinal, é o público alvo da empresa que tem que se identificar com a marca, não necessariamente você.
Parabéns! suas dicas foram importantes para quem está iniciando carreia de design gráfico. Coincidência ou não, é isso que passo para meus alunos. Doutrinas que a uso desde do tempo das pranchetas de desenhista. Pra mim eu estava sendo exigente, arcaico ou estava sozinho, mas não, são regras aplicas até hoje no mundo digital.
grande abraço e sucesso.
Obrigado fernando pelo comentário.
Acredito que por mais que a tecnologia avance, o nosso trabalho vai envolver muito dessas regras que tem décadas de existência, e ainda digo que os conhecimentos de matemática e trigonometria sempre serão nosso aliados. Conhecer os softwares, nada mais é do que uma pessoa aprender a pregar ou a serrar uma tábua, mais tem que aprender muito mais para se tornar um carpinteiro.
Abraços e sucesso para você também.