20 dicas sobre design de logotipos

Aqui o Design Cafeinado separamos algumas dicas de como proceder para criar um logotipo para você ou seus clientes. Principalmente para aqueles que são novatos no mundo do design para que não cometam os erros mais comuns na criação.

1-    Utilize programas vetoriais.

Não crie logotipos em Programas de Modelagem 3D ou em editores de imagem como o Photoshop.

Utilize programas de ilustração vetoriais como o CorelDRAW ou o Adobe Illustrator, pois eles permitem a ampliação do logo sem deixar o arquivo mais pesado, sem perder qualidade e sem que seja necessário reprocessar algum acabamento.

Sem falar que vários meios de reprodução do logo utilizam o arquivo de vetor como base e não um bitmap. Como plotters de recorte, e bordados por exemplo.

 2-    Sempre trabalhe com uma cartela de Cores Pantone.

Ao escolher as cores para o seu logotipo sempre utilize como base uma cartela de cores da Pantone, como a Solid Coated ou Solid Uncoated, e para as cores em CMYK eu indico utilizar a ColorBridge (Pois ela tem as mesmas cores da Solid Coated já adaptadas para o CMYK) pois assim você, terá a garantia de que a cor do logotipo poderá ser reproduzida tanto nos processos em CMYK, como nos processos de cores exatas, como estampas por exemplo.

Evite os degrades, pois eles limitam os meios os quais vocês pode reproduzir sua marca.

 3-    Cuidado com a quantidade de cores utilizadas

Tenha cuidado ao utilizar muitas cores no seu logotipo, quanto mais cores você utilizar, mais difícil será reproduzir esse logotipo em materiais promocionais que tem limitações de cores, e também ficará muito mais caro para seu cliente.

Tente utilizar, uma ou duas cores apenas, três ou quatro, até ai tudo bem… agora se passar disso… reveja se realmente você precisa de todas essas cores. Lembre-se o consumidor tem que reconhecer facilmente a marca, muitas cores deixam essa tarefa mais difícil.

4-    Tipografia com um toque pessoal.

O ideal é sempre você criar uma tipografia exclusiva, claro que nem sempre podemos criar os tipos do zero, mas quando utilizar uma fonte do seu computador ou baixada de algum banco de fontes, sempre tente modificar um pouco a letra, dar o seu toque pessoal, afinal, seu cliente pediu para você criar uma marca, e não escolher um fonte na internet.

Também tenha cuidado na quantidade de fontes utilizadas, não utilize mais do que dois tipos de fontes em uma marca.

5 – O símbolo da marca

Ao desenvolver o símbolo, evite copiar, já vi milhares de logos que sem finalidade alguma utilizam uma ou duas meia luas em alguma parte do logotipo “só porque fica bonito”, só que não, faça algo exclusivo, buscar referencias sim, mas fazer uma cópia não.

Quando a marca tiver um símbolo, pois ela pode ser apenas tipográfica também, tenha a certeza de que o símbolo pode ser utilizado tanto nas laterais, quando em cima da tipografia, eles deve ter essa capacidade de transformação para poder ser aplicado melhor em trabalho horizontais e verticais.

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3 respostas

  1. Parabéns! suas dicas foram importantes para quem está iniciando carreia de design gráfico. Coincidência ou não, é isso que passo para meus alunos. Doutrinas que a uso desde do tempo das pranchetas de desenhista. Pra mim eu estava sendo exigente, arcaico ou estava sozinho, mas não, são regras aplicas até hoje no mundo digital.
    grande abraço e sucesso.

    1. Obrigado fernando pelo comentário.
      Acredito que por mais que a tecnologia avance, o nosso trabalho vai envolver muito dessas regras que tem décadas de existência, e ainda digo que os conhecimentos de matemática e trigonometria sempre serão nosso aliados. Conhecer os softwares, nada mais é do que uma pessoa aprender a pregar ou a serrar uma tábua, mais tem que aprender muito mais para se tornar um carpinteiro.
      Abraços e sucesso para você também.